Por KB Advogados

Compartilhar este post

Venture Capital: o investimento para impulsionar a sua startup

Um dos maiores objetivos de uma startup, se não o maior, é se tornar um unicórnio, ou seja, uma empresa cuja avaliação de preço no mercado supera US$ 1 bilhão, antes mesmo de abrir seu capital em bolsas de valores.

No entanto, para alcançar este objetivo, é necessário receber bons investimentos.  Dentre eles, o Venture Capital tem se destacado.

O que é Venture Capital?

É uma modalidade de investimento focada em empresas de pequeno e médio porte. Em regra, tratam-se de empresas com um menor porte de faturamento, mas com grande potencial de crescimento e rentabilidade.

Os investidores, através de fundos ou veículos próprios de investimento, investem capital em empresas em troca de uma participação societária.

Portanto, não se trata de um simples investimento, pois consiste, além da entrada de recursos financeiros, em um compartilhamento de gestão do investidor com o empreendedor. Durante o período em que o investidor permanece na empresa, busca-se agregar valor a ela, além do capital em si.

Após alguns anos, os investidores geralmente pretendem vender as ações da empresa em que houve o investimento e, assim, lucrar com isso.

Quais são os objetivos do Venture Capital?

O objetivo do investidor é ter lucro a médio ou longo prazo, enquanto para o empreendedor é promover o crescimento acelerado da empresa.

Companhias de participações, fundos de investimentos ou até investidores individuais podem figurar como investidores de Venture Capital. Porém, geralmente os investidores se unem em fundos a fim de terem mais força para adquirirem as cotas de participação das empresas investidas.

Após receber o Venture Capital, a empresa contará com recursos financeiros para sustentar o seu plano de expansão, bem como com o apoio na gestão, o qual pode consistir em mentorias dos investidores, networking, apoio administrativo e até mesmo na disponibilização de colaboradores para ocupar cargos estratégicos na empresa.

Logo, podemos dizer que o Venture Capital é importantíssimo para o crescimento acelerado do negócio.

Desta forma, a assistência jurídica especializada em startup é fundamental, pois auxiliará na elaboração do plano de negócios e dos critérios de escolha dos Fundos que melhor atendam aos interesses da empresa, bem como será responsável pela elaboração do Contrato que regerá toda a relação jurídica entre o Fundo e a startup (Term Sheet) e observará o cumprimento da legislação e das exigências dos órgãos regulatórios (compliance).

Ainda não sabe se esta é a melhor opção para a sua empresa e quer saber quais medidas você pode adotar para protegê-la durante um investimento de alto risco? Clique aqui e fale com um de nossos especialistas. Estamos à disposição para tirar todas as suas dúvidas neste momento de decisão.

Um abraço e até a próxima!

Karina Yumi Ishikawa

Advogada Associada no KB Advogados