Por KB Advogados

Compartilhar este post

Compliance: quais são os maiores desafios para as startups?

Estar em Compliance significa estar em conformidade com leis e regulamentos vigentes. E no ramo empresarial, isso significa atuar de acordo com as regras inerentes às atividades da empresa.

O Compliance é um dos maiores desafios para as Startups e Microempresas, isso porque esse tipo de empresa surge, geralmente, da informalidade.

Engana-se quem pensa que o Compliance só se aplica a grandes empresas e sociedades de capital aberto. A prática é altamente recomendada para micro e pequenas empresas, pois auxilia na organização empresarial, na diminuição de conflitos internos e na eficiência econômica em geral. E isso é tudo o que uma empresa iniciante precisa para se estabelecer em um mercado cercado por gigantes.

Quais as vantagens do Compliance empresarial?

A prática do Compliance identifica e previne erros e inconformidades que estejam ligados ao modelo e segmento de negócio adotado pela empresa. Com o Compliance, a sua empresa saberá se está desrespeitando alguma imposição da lei ou dos órgãos regulatórios em todas as esferas, seja ética, ambiental, trabalhista, fiscal, contábil, consumerista ou previdenciária. Desta forma, será mais fácil encontrar alternativas para corrigir a situação à tempo, evitando penalidades que podem colocar todo o negócio em risco.

Startups são as que menos investem em Compliance

Você sabia que 74% das Startups brasileiras fecham antes mesmo de completarem cinco anos e, 18% encerram as atividades antes mesmo de completarem dois anos de existência?

A prática do Compliance poderia mudar este cenário, permitindo que as empresas cresçam de forma mais saudável e com promissoras chances de alcançar o sucesso.

Infelizmente, os números mostram que essa ideia ainda não é uma realidade e não faz parte da rotina de novos empreendedores. Uma pesquisa realizada pela consultoria Protiviti mostra que 45% das companhias nacionais – especialmente as Startups – possuem pouca ou nenhuma prática nessa área. E das corporações que adotam métodos de Compliance, 9% ainda não têm um departamento dedicado a este fim.

Em um primeiro momento, esse termo pode parecer distante da realidade dessas empresas, por estar comumente associado a líderes e gigantes de mercado, e não a empresas que ainda estejam no início de seu processo de estruturação e maturação. No entanto, a prática pode ser feita de forma simplificada, levando a empresa a um crescimento organizado e com grandes chances de alcançar uma vantagem competitiva no mercado.

O que é preciso para criar um projeto estruturado ou, até mesmo, um departamento de Compliance em minha empresa?

Quer implementar as políticas de Compliance em sua empresa, mas não sabe por onde começar? Quer contratar profissionais especializados e precisa de mais informações sobre o assunto antes de montar uma equipe? Entre em contato com o KB!

Nossos Advogados irão prestar toda a consultoria e tirar todas as suas dúvidas sobre Compliance para ajudá-lo a garantir a segurança de seus negócios e de seu patrimônio.

Um abraço e até a próxima!

Equipe KB